Olhe para dentro e encontrarás a si.

Olhe para dentro e encontrarás a si.

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Um avô pra vida toda!



Uma mensagem emotiva, que visa trabalhar a realidade de um idoso, no contexto geral, que passa o dia inteiro sozinho em casa, mas que dentro dessa realidade solitária, consegue construir seu próprio mundo e vive normalmente. Essa foi a intenção da construção desse vídeo. Em cada plano, caminhando junto com a música de fundo, somados ao texto que traduz um "muito" do que é ser um avô, busquei passar de forma atenciosa e leve, tanto a sensação de "abandono", como também a sensação de que é preciso ter atenção com um idoso, mesmo que não estejamos no mesmo cômodo que ele, dentro de casa. 

Meu avô foi o homem filmado nesse vídeo. O detalhe mais curioso e que chama muito atenção é que 90% das imagens que capitei, foram sem ele saber que estava sendo filmado, o que na minha opinião, trás um charme mais subjetivo ao tema trabalhado. Pois, ao fazer esse exercício, pude descobrir muito do que meu avô consegue fazer dentro de casa sozinho, apesar de suas limitações no joelho. Percebi que, mesmo com toda dificuldade, ele consegue construir uma rotina diária de fazer sempre as mesmas coisas e que mesmo sem pedir tanta ajuda, aos demais que moram com ele, é nítido que ele sente falta de uma conversa com alguém, de dar boas risadas e até mesmo de sair da sua própria zona de conforto.

Aproveito pra deixar essa mensagem de reflexão para quem assistir esse vídeo, pois é muito interessante descobrir aquilo que se passa dentro da nossa casa e que não sabemos, principalmente, quando se trata dos movimentos e costumes de um ente-querido. Meu avô não é tão incapaz quanto nós aqui pensamos. Ele só precisa de um pouco de atenção. E mesmo sem essa atenção, ele se diverte como pode. Assiste seus joguinhos, rouba comida da geladeira, vibra quando acerta uma palavra difícil na palavra cruzada, ri sozinho quando não entende uma matéria da revista ou do jornal e até mesmo se zanga quando atende o telefone. É preciso entender, que a vida de um avô ou avó não acaba depois de criar filhos e netos e os verem crescer na vida. É preciso entender que isso é apenas uma renovação para uma nova vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário